quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

POR QUE TEMOS OS CARROS MAIS CAROS DO MUNDO?


Que nossos carros são os mais caros do mundo não é mais novidade para ninguém, mas porque alguns veículos que inclusive são fabricados aqui em nosso país mesmo assim continuam tão caros?

A argumentação utilizada em defesa das montadoras a fim de tentar explicar os altos preços é de que os impostos brasileiros infligidos aos fabricantes são elevadíssimos.

Outro argumento utilizado seria o elevado valor da mão de obra brasileira acrescido dos benefícios sociais os quais acabam integrando o valor final do veiculo. Porém esses valores jamais foram revelados por parte dos fabricantes ficando esta informação em sigilo absoluto e protegido por lei.

Essas duas argumentações utilizadas pelos fabricantes já possui nome e sobrenome: “Custo Brasil”, ou seja, esse termo serve para definir os altos tributos cobrados a eles mais os elevados valores da mão de obra acrescido pelos custos do capital.

Não resta qualquer duvida que nossa carga tributária é uma das mais elevadas do mundo, como já demonstrou uma pesquisa realizada pela ANFAVEA (Associação Nacional do Fabricantes de Veículos Automotores). Contudo especialistas defendem e explicam que os altos preços cobrados pelas montadoras se dá ao Custo Brasil, já explicado anteriormente. Porém outros estudiosos atribuem os altos preços dos veículos não somente ao Custo Brasil, mas sim a ganancia dos empresários batizando esse fato de “Lucro Brasil”.

A onerosa carga tributária imposta aos empresários realmente não são poucas, tendo em vista que estes pagam tributos sobre o metal e plástico utilizado nas linhas de produção e mais impostos quando o veiculo está pronto, além da mão de obra em si, bem como despesas básicas tais como manutenção das máquinas, água e luz que inclusive vem sofrendo aumentos exorbitantes nos últimos dias, nesta conta não pode faltar ainda despesas com propaganda, fretes etc. É importante salientar que estas despesas chegam a representar 1/3 (um terço) do preço final do veiculo.

Nos Estados Unidos os impostos cobrados sobre os veículos correspondem a 6% do preço final, no Japão a 9%, porquanto no Brasil esses mesmos impostos correspondem a 33% (trinta e três por cento), tudo se da por causa do Custo Brasil. Segundo a ANFAVEA, e alguns especialistas, ainda que os impostos IPI, ICMS e PIS/Cofins fossem zerados ainda assim teríamos alguns veículos nacionais mais caros que os estrangeiros.

O Chevrolet Camaro por exemplo custa aqui no Brasil a partir de R$ 210.000,00, se fossem retirados IPI, ICMS e PIS/Cofins o valor final cairia para R$ 147.000,00. Ainda assim continuaria mais caro que nos Estados Unidos que o mesmo veiculo sai por R$ 106.674,00 (US$ 34.500,00), lembrando que para ilustrar o assunto zeramos o imposto brasileiro, porém os impostos para os americanos não foram zerados, mas mesmo assim continuamos a ter um carro mais caro, com isso observamos uma diferença de R$ 40.000,00 entre os preços do mesmo carro nos dois países, deste modo esta diferença os especialistas chamam de Lucro Brasil.

Culpar exclusivamente os altos impostos como único vilão pelos altos preços de nossos veículos é ser hipócrita, para que possa efetivamente haver uma redução significativa no preço final, os grandes empresários terão que “rever as margens de lucros”, e o governo as alíquotas dos impostos, ou seja reduzir concomitantemente o “Lucro Brasil” e o “Custo Brasil” mas isso somente poderá ser exigido por cada um de nós brasileiros.

VEICULO
BRASIL
PREÇO EUA (US$)
PREÇO EUA (R$)
Camaro
R$ 210.000,00
US$ 34.500,00
R$ 106.674,00
Corolla Altis
R$ 99.233,00
US$ 23.780,00
R$ 73.527,00
VW Jetta
R$ 94.404,00
US$ 28.840,00
R$ 89.173,00
Mini Cooper S
R$ 118.333,00
US$ 24.100,00
R$ 74.517,00
LR Evoque Pure
R$ 188.991,00
US$ 41.100,00
R$ 127.081,00
Grand Cherokee
R$ 219.950,00
US$ 36.895,00
R$ 114.079,00
* Pesquisa realizada pela revista Quatro Rodas em 2015.


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